Ecocardiografia

Ecocardiografia

O Ecocardiograma Transtorácico tem como objetivo avaliar a anatomia e o funcionamento do coração.

Como é feito: O exame é realizado pelo especialista em ecocardiografia. Neste procedimento o médico utiliza um aparelho específico de ultrassonografia, na região do tórax do paciente, para examinar o coração e os vasos sanguíneos próximos, para obter imagens de múltiplos planos.

Indicações: É indicado para detectar e quantificar as doenças cardíacas e dos grandes vasos relacionados ao coração.
Analisar quantitativamente a função cardíaca, o fluxo sanguíneo através das valvas e o tamanho das cavidades.

Orientações: O exame é indolor e sem riscos para o paciente. Não é necessário preparo para a realização do exame. Não é utilizada radiação

Eletrocardiograma – ECG

O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração, realizado em aparelho chamado eletrocardiógrafo.

O eletrocardiograma de repouso, muito conhecido por todos, geralmente nomeado abreviadamente como ECG, registra em papel especial a atividade elétrica existente no coração. É feito no consultório ou nos centros de diagnóstico, registra cerca de 80 batimentos do coração, é realizado com a pessoa deitada e relaxada sendo, portanto um exame estático.

Ergometria


O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Espiriometria


A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

Holter 24 horas


O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é o sistema de registro elétrico dinâmico do coração durante 24 horas. Tem como função avaliação do pulmão.

LOOP – Monitor de eventos eletrocardiográficos


O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma ambulatorial.

M.R.P.A. – Monitorização Residencial da Pressão Arterial


A monitorização residencial da pressão arterial, conhecida como MRPA, é o registro da pressão arterial  realizado pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada, por um período de 4 dias, de manhã, a tarde ou à noite, no domicílio ou no trabalho.

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

Unidade de diagnósticos avançados em neurologia, contando com moderno aparelho para realização de Doppler de Carótidas e Vertebrais. Este exame utiliza os princípios da ultrassonografia.

MAPA 24 Horas

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Scan Doppler de carótidas e vertebrais

Método que utiliza ultra-som para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores, com formação de imagens em cores. Coloca-se um gel sobre a pele do local a ser examinado e as imagens são captadas com a movimentação de um transdutor.

Audiometria

A audiometria é um exame utilizado para avaliar a audição, que consiste em definir o menor limiar de audibilidade individual em frequências sonoras distintas, por meio de um audiograma, além do reconhecimento de fala. O profissional utiliza os dados colhidos para determinar o tipo e grau da perda auditiva (se houver).
Geralmente esse exame é solicitado quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.) ou usado em consultas médicas ocupacionais (exames admissionais, periódicos, etc).

Agendamento via Whatsapp
Enviar WhatsApp