Ecocardiografia

Ecocardiografia

O Ecocardiograma Transtorácico tem como objetivo avaliar a anatomia e o funcionamento do coração.

Como é feito: O exame é realizado pelo especialista em ecocardiografia. Neste procedimento o médico utiliza um aparelho específico de ultrassonografia, na região do tórax do paciente, para examinar o coração e os vasos sanguíneos próximos, para obter imagens de múltiplos planos.

Indicações: É indicado para detectar e quantificar as doenças cardíacas e dos grandes vasos relacionados ao coração.
Analisar quantitativamente a função cardíaca, o fluxo sanguíneo através das valvas e o tamanho das cavidades.

Orientações: O exame é indolor e sem riscos para o paciente. Não é necessário preparo para a realização do exame. Não é utilizada radiação

Eletrocardiograma – ECG

O Eletrocardiograma ou ECG é o registro gráfico da atividade elétrica do coração, realizado em aparelho chamado eletrocardiógrafo.

O eletrocardiograma de repouso, muito conhecido por todos, geralmente nomeado abreviadamente como ECG, registra em papel especial a atividade elétrica existente no coração. É feito no consultório ou nos centros de diagnóstico, registra cerca de 80 batimentos do coração, é realizado com a pessoa deitada e relaxada sendo, portanto um exame estático.

Ergometria


O teste ergométrico serve para a avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Espiriometria


A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

Holter 24 horas


O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é o sistema de registro elétrico dinâmico do coração durante 24 horas. Tem como função avaliação do pulmão.

LOOP – Monitor de eventos eletrocardiográficos


O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma ambulatorial.

M.R.P.A. – Monitorização Residencial da Pressão Arterial


A monitorização residencial da pressão arterial, conhecida como MRPA, é o registro da pressão arterial  realizado pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada, por um período de 4 dias, de manhã, a tarde ou à noite, no domicílio ou no trabalho.

A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o ar que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.

Unidade de diagnósticos avançados em neurologia, contando com moderno aparelho para realização de Doppler de Carótidas e Vertebrais. Este exame utiliza os princípios da ultrassonografia.

MAPA 24 Horas

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.) é o exame que mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção do registro da pressão arterial durante a vigília e o sono.

Tem como objetivo analisar o comportamento da pressão arterial não somente durante a vigília e o sono, como também durante eventuais sintomas como tontura, dor no peito e desmaio. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Scan Doppler de carótidas e vertebrais

Método que utiliza ultra-som para examinar o fluxo de artérias maiores dos membros inferiores, com formação de imagens em cores. Coloca-se um gel sobre a pele do local a ser examinado e as imagens são captadas com a movimentação de um transdutor.